25 alimentos ricos em vitamina C e seus benefícios para a saúde

A Vitamina C é, sem dúvida, a mais conhecida de todas, e acredito que a maioria das pessoas seria capaz de citar pelo menos um alimento que a contenha.

vitamina c

Mas você sabe o que são as melhores fontes de ácido ascórbico? E sabemos como é útil para a sua saúde? Eu tenho um top 25 alimentos ricos em vitamina C.

O que é vitamina C?

O ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C, é um nutriente encontrado em muitos alimentos, e é solúvel em água.É um antioxidante porque quando existe em nosso corpo, ajuda nossas células a se destacarem, previne os sintomas do diabetes e protege os danos causados ​​pelos radicais livres.

O ácido ascórbico também auxilia na produção da proteína promotora de cura, o colágeno . Também estimula o Sistema Imunológico (por isso é recomendado no inverno tomar vitamina C para evitar adoecer) e promove a absorção de ferro em nossos corpos.

As melhores fontes de vitamina C

Refeições prontas, que contêm uma quantidade significativa de ácido ascórbico, desde que um adulto precisa de 60 mg por dia (um pouco mais para mulheres grávidas ou amamentando) para uma dieta saudável. É o valor por 100 gramas.

  1. Goiaba (228 mg). A fruta tropical é uma excelente fonte de vitamina C. Com apenas 25 gramas de fruta você já teria o suficiente para a contribuição diária.
  2. Groselha preta (177 mg). Em geral, frutas vermelhas são boas fontes de ácido ascórbico, mas as groselhas negras são as que mais têm.
  3. Pimenta vermelha (139 mg). Se você colocar pimenta vermelha crua no seu prato, você já cobrirá uma boa parte de suas necessidades diárias.
  4. Salsa  (133 mg). A quantidade de salsa normalmente usada para cozinhar é pequena, mas contém vitamina C suficiente, então tudo ajuda.
  5. Pimenta Vermelha  (107 mg). Não tem tanto quanto pimenta vermelha, mas tem muito de qualquer maneira.
  6. Kiwi (93 mg). Depende da variedade de kiwi, como discutimos há alguns meses
  7. Brócolis (89mg). Nesta lista você vai encontrar muitos vegetais da família do repolho, mas parece que o brócolis é o que tem mais vitamina C.
  8. Couves de Bruxelas (85 mg). Uma vez que vem da mesma família dos brócolis, é lógico que também tenha ácido ascórbico suficiente.
  9. Papaya (80 mg). Outra fruta tropical com muita vitamina C.
  10. Acerola  (62 mg).
  11. Couve-flor (62 mg).
  12. Morango (59 mg). 100 gramas de morango têm vitamina C suficiente para a ingestão diária de um adulto.
  13. Laranja  (53 mg). É certamente o fruto que a maioria das pessoas citaria se pedíssemos uma fonte de vitamina C. O fato de você ter muita água não torna a concentração tão alta quanto em outros alimentos, mas como uma laranja pesa entre 100 e 200 gramas, geralmente é igual às suas necessidades diárias.
  14. Lemon (51 mg). Frutas cítricas contêm muita vitamina C. Embora talvez 100 gramas de limão seja muito para pedir.
  15. Abacaxi (48 mg). Os amantes de pizzas havaianas têm sorte.
  16. Pera  (40 mg). Frutas verdes também contêm muito ácido ascórbico, pelo menos quando elas estão cruas.
  17. Lichia (39 mg). Se você ama esta fruta oriental, você sabe que é rica em vitamina C.
  18. Manga (37 mg). Outra deliciosa fruta tropical que pode fornecer este importante nutriente.
  19. Melão (37 mg). Não se esqueça no verão que o melão contém, entre muitas outras coisas, ácido ascórbico.
  20. Uva  (36 mg). Como é uma fruta cítrica, não é de estranhar que esteja na nossa lista.
  21. Carambola (34 mg). É uma fruta exótica que nem todo mundo conhece, mas também é uma boa fonte.
  22. Espinafre (28 mg). As pessoas costumam falar sobre espinafre com uma boa fonte de ferro (em parte por causa de um erro de comunicação muito antigo), mas a verdade é que eles também têm vitamina C.
  23. Uva (11 mg). Estes últimos alimentos têm menos contribuição, mas podem ajudar a completar as necessidades diárias, como é o caso da uva.
  24. Damasco  (10 mg). Uma alegria no verão.
  25. Ameixa  (10 mg). Fechamos a lista com a ameixa.

Nota: Estas quantidades por 100 gramas de alimento foram compiladas de várias fontes e são instruções . Dependendo da variedade, a concentração no ácido ascórbico pode mudar significativamente.

Neste artigo listei as variedades que mais contribuem. Se você quiser saber mais sobre um determinado alimento, convido você a investigar sua composição. Tabelas nutricionais geralmente não mencionam vitaminas, então você precisa ir para estudos de referência on-line.

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